REGISTRO VIDEOGRÁFICO
FUNDO VÍDEOS
FUNDO VÍDEOS
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AVALIAÇÃO
Profa. Jéssica Rodrigues Romualdo
1- Interesse, participação e aproveitamento dos participantes deste projeto:
Desde a exposição ARTEIRARTISTA, realizada pela D. Elizabeth, as crianças já ficaram muito entusiasmadas com a proposta, assim, a ação fomentou o desejo de participarem também e o interesse em integrar as novas ações do projeto já se estabeleceu a partir daí. O roteiro de trabalho em 8 oficinas criou para os estudantes um comprometimento com o percurso de aprendizagem, o que alimentou a disponibilidade dos mesmos a cada encontro. A participação foi ativa e muito válida, tanto para os alunos(as) como para a professora e auxiliar da turma. O aproveitamento, quase sempre, foi integral, embora o rendimento tenha se dado em menor ou maior escala, de acordo com as aquisições e habilidades de cada participante. Os pais também tiveram forte envolvimento com a proposta, acessando os vídeos, visitando o site e comparecendo na última oficina em número bastante expressivo, o que contribuiu muito para a satisfação das crianças com o desfecho das ações, na presença dos familiares. 2- Organização e realização das atividades do projeto. (programação, carga horária, instalação da oficina, equipamentos, etc.) A organização foi fracionada em 8 encontros (oficinas) , o que facilitou a própria estruturação interna da instituição, dadas as demandas da rotina escolar. O formato dos encontros com duração entre 1h e 1h30 atendeu às expectativas e necessidades das atividades propostas. Ressalva para a reexibição dos vídeos que, na minha opinião não precisavam ser passados novamente na íntegra, visto já terem sido passados em sala, previamente ( conforme orientação durante a oficina de iniciação aos docentes), o que otimizaria mais o tempo efetivo dos encontros. 3- Qualidade dos serviços técnicos e didáticos, realizados pelos profissionais do Instituto AVIVA : Quanto ao conhecimento e explanação do professor Elias, são inquestionáveis, pois denotam não somente a expertise do assunto, como o entusiasmo, a experiência e o engajamento do mesmo com a proposta. No entanto, dada a faixa etária do público atendido, entendo que a linguagem poderia ser menos técnica e mais acessível, haja vista ser uma proposta para iniciantes. A assessoria do Gercilei foi muito humanizada, paciente, e também evidenciou conhecimento dos temas e técnicas aplicadas, aproximando muito os estudantes e dando a eles grande autoconfiança em suas produções. 4- Qualidade do material utilizado no projeto: O material didático foi variado e atrativo, contemplando aula expositiva, tela interativa, vídeos de fomentação e explicação, vivências técnicas, experimentações, imagens, tablet e uso de aplicativo. A materialidade utilizada para os desenhos foi, estrategicamente pensada no formato ¼ de folha A4, o que além de atender à necessidade de completude visual das produções, permitiu várias tentativas em um mesmo encontro, além de ser ecologicamente correta. O giz pastel foi o grande luxo da proposta, já que através dele as crianças experimentaram novas composições, luminosidades, contrastes e texturas, elevando a qualidade artística de suas produções pelo próprio efeito produzido pelo material (ressalvo que alguns alunos fizeram aquisição do giz, exibindo-o com alegria, como um troféu. Além disso, os gizes remanescentes do uso também foram utilizados em aulas posteriores com a turma). A arte impressa em tamanho ampliado e em papel de maior gramatura, também denotaram valor aos trabalhos produzidos pelos estudantes. A qualidade artística dos resultados e das obras de arte realizadas pelos participantes foi compatível com as habilidades prévias e com os conhecimentos adquiridos ao longo do Projeto, as quais classifico como muito satisfatórias. 5 - Contribuição do projeto para a Alfabetização da criança na Linguagem Visual: O projeto contribuiu efetivamente para a aquisição inicial de técnicas de desenho e pintura, por meio das teorias apresentadas, seguidas das práticas vivenciadas. O formato oficina permitiu a experimentação constante, o que promoveu, além do incremento à criatividade, uma vivência de elevado potencial artístico, que os estudantes levaram também para o cotidiano da sala de aula, em outros momentos de produções artísticas, pós formação AI-O. |
6- Contribuição do projeto para o Ensino e a Prática das Artes Visuais na escola:
Tal como sinalizado no item anterior, as vivências no Projeto foram incorporadas às práticas de produção das crianças em outras situações fora das oficinas, o que remete a um aprendizado efetivo e válido. Embora a professora de Arte da turma (especialista no segmento) não tenha participado das ações, várias das técnicas e propostas ministradas por ela, foram de encontro às explanações observadas durante os encontros do Projeto, corroborando para a consolidação das aquisições escolares, e indo de encontro à cultura de produção autônoma incentivada pela escola e historicamente vislumbrada através da participação em novas práticas, eventos, bem como na própria Mostra Cultural anual, da instituição. Obs: Infelizmente, a exposição fora da Mostra Cultural anual reduziu o alcance e visibilidade do projeto, tal como merecia. Em outras edições convém repensar o modelo de exposição para maior alcance de público. 7- Contribuição do projeto para a inserção da criança como protagonista em nossa cultura: O formato proposto pelo Projeto Arte na Infância oportunizou a visibilidade da expressão artística infantil, por meio do incentivo e valorização do produto de suas criações, que culminaram na exposição de arte, na publicação dos resultados no site do projeto e até num e-book produzido pela professora da turma. 8- Reflexões sobre os valores estéticos e a expressividade artística da infância: No processo educativo, cada vez em que a criança protagoniza as ações, os resultados contribuem para uma formação mais efetiva, autônoma e significativa. Visualizar sua produção em exposição, tal como em uma galeria, é mergulhar no universo artístico de forma viva, contextualizada e socialmente visibilizada, o que também é uma forma de produção e apropriação cultural. O Projeto Arte na infância viabiliza, pedagogicamente, um passeio por diferentes dimensões do campo artístico: criação, expressão, fruição. As vivências no curso, bem como a certificação ao final da formação, conferem aos estudantes uma curta, mas importante imersão no universo da arte enquanto saber. Ao longo de todo o processo, diferentes possibilidades inventivas foram visitadas e expressas por meio de representações concretas ou simbólicas, resultando em comunicações plurais no campo das artes visuais, sob a óptica e perspectiva da infância (uma verdadeira riqueza!). Didaticamente, o Projeto ainda conseguiu abordar diferentes habilidades, tanto gerais quanto específicas, da Base Nacional Comum Curricular, contemplando saberes pautados no conhecimento, apropriação, produção, apreciação e autoria de obras artísticas e culturais. 9- Importância do Kit-Cultural material doado para esta Escola: O kit composto pelas obras de arte impressas em tamanho A3, por DVD contendo as artes digitalizadas, registros fotográficos e videográficos, configura documentação pedagógica importante. Contudo, juntamente com a exposição e com a certificação, é ainda a culminância das ações efetivamente desenvolvidas. Ao serem registradas, configuram aparato memorial sensível desta etapa tão curta, mas tão especial: a infância. Obs: Sugerimos a substituição do DVD por link de acesso ao drive, tendo em vista a inviabilidade de equipamento compatível para abertura do mesmo. 10- Outros aspectos relevantes. Agradecemos o convite, a receptividade, o entusiasmo e o engajamento. Como professora representante da turma ratifico que foi gratificante participar, que os resultados foram satisfatórios e que os estudantes ficaram felizes com a oportunidade de participação. Abaixo link e o vídeo de agradecimento. https://youtu.be/oHrhIe-CjKE?si=n1aipntgDG6rVQO4 Belo Horizonte, 24 de novembro de 2024. Profa. Jéssica Rodrigues Romualdo |
VÍDEO - AGRADECIMENTOS DE ALUNOS
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Alice Kellen de Souza Fernandes
Oi Sr. Elias oi Gercilei eu gostei muito de fazer arte, isso é muito importante pras crianças, eu gostei muito de fazer arte com os pais os pais, é muito engraçado a quando os pais vieram aqui a gente fez umas caras malucas... Eu gostei. |
Cecília de Paula Mendes
Oi Gercilei, oi Elias, eu queria agradecer o Projeto porque eu gostei muito do projeto eu amei essa experiência e tipo Tinha dia que eu estava mais triste outros dias eu estava feliz aí eu fui juntando as harmonias e fui criando os desenhos e eu percebi que tipo no final Eu amei todos os meus desenhos eu fui soltando meu corpo deslizando a minha mão e fiz tudo o que você pediu. Eu amei essa experiência e eu também gostei que as famílias puderam vir e fazer a arte junto a gente pode aproveitar e ensinar essa arte pra nossa família a gente solta o nosso corpo deixa a nossa mão fluir pra gente conseguir deixar o desenho acontecer. |
César Miguel Geraldo Alves da Cruz
Quem disse que criança não faz arte? Criança faz arte sim, por isso queremos mais arte na infância |
Davi Luís Santos Ribeiro
Eu gostei do projeto porque além da arte e alegria, a gente aprendeu Fundos cores quentes, cores frias a gente também coloriu um monte de coisas... e a melhor parte no último dia foi quando a gente ficou feliz, a gente ficou com os pais, a gente conseguiu, a gente foi embora com eles, foi muito bom |
Geovana Luiza Rodrigues
Oi Gercilei, oi Elias, eu queria agradecer pela oficina e pela experiência que os pais puderam vir. Eu gostei muito que minha mãe veio. |
Maria Clara Oliveira de Sousa
Oi Elias oi Gercilei eu queria agradecer esse projeto pelo que eu aprendi sobre a alta saturação e baixa saturação. Eu queria agradecer por tudo desse projeto. Antes de eu entrar nesse projeto a minha arte estava morta quando eu entrei nesse projeto minha arte reviveu. Obrigada a todos |
Miguel Alves Drumond
Oi eu gostei muito desse projeto Arte na infância, um dos momentos que eu mais gostei foi do tablet porque a gente podia editar fotos e vídeos, mas a gente usou o app Picsart a gente tiramos uma foto no tablet para que aí a gente poder editar no Picsart, mas esse projeto me deu muita alegria. |
Pedro Marques Guieiro
Oi eu quero agradecer pelo projeto. Eu gostei muito da experiência dos pais poderem vir aqui para poder ver a nossa arte, e estou muito ansioso pra amostra chegar. Eu gostei muito da gente poder mexer no pastel como material que é um negócio novo que a gente nunca mexeu. |
Livro Artista Infante
Profa. Jéssica Rodrigues Romualdo (Org.)
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