PORTAL AVIVA
  • Home
  • Instituto AVIVA
  • Arte na Infância
  • Estética Interiorana
  • Livros AVIVA
  • ERO.ARTE
  • AI-ONLINE
    • AI-O_COMOE
    • AI-O_2021 >
      • AI-O_EMDMS >
        • EMDMS_T_VERA
        • EMDMS_T_SOLANGE
        • EMDMS_T_ROSANGELA
        • EMDMS_EXPOSICAO
      • AI-O_EMMRC >
        • EMMRC_T_JESSICA
        • EMMRC_T_POLIANA
        • EMMRC_T_IEDA
      • AI-O_EMJV
      • AI-O_EMLGJ
      • AI-O_EMAP
    • AI-O-2_2022 >
      • AI-O-2_EMAM
      • AI-O-2_EMMPR
      • AI-O-2_EMDO
      • AI-O-2_EMSLC
      • AI-O-2_EM MOD5
    • LINGUAVISUAL_COMOE
  • ATELIERURAL
    • ATELIERURAL-CS >
      • ATELIERURAL-CS -T2024
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO

A Empresa Minas Gerais Administração e Serviços S.A. apresenta:

Picture
Picture

PROJETO
​Arte na Infância - Online
No. 2401/2021

ESCOLAS BENEFICIADAS NESTA EDIÇÃO

Módulo 1 - Escola Municipal Deputado Milton Salles
Módulo 2 - Escola Municipal Maria de Rezende Costa
Módulo 3 - Escola Municipal Jardim Vitória
Módulo 4 - Escola Municipal Luiz Gonzaga Júnior
Módulo 5 - Escola Municipal Aurélio Pires

Instituição Beneficiada

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE REZENDE COSTA  -  EMMRC

Projeto realizado no período de 17 a 28 de Junho de 2024 - Belo Horizonte - MG

Turma: Profa. Jéssica Rodrigues Romualdo

Picture
OFICINAS DE ARTE
Picture
FAMÍLIA FAZENDO ARTE
Picture
EXPOSIÇÃO DE ARTE
OFICINA DE ARTE
FAMÍLIA FAZENDO ARTE
REGISTRO VIDEOGRÁFICO
​FUNDO VÍDEOS
ARTES HORIZONTAIS

ARTES VERTICAIS
VARIAÇÕES ARTÍSTICAS - ARTE DIGITAL

​ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

Expor é ir ao encontro do outro.
Na Exposição a minha expressão artística vai em busca do outro que, ao aprecia-la consuma a comunicação, o nosso encontro: Já não estou só.
Picture
VISITA À EXPOSIÇÃO

CERTIFICADO AO ALUNO

AUTOR E ARTE

AVALIAÇÃO

Profa. Jéssica Rodrigues Romualdo
Picture
1- Interesse, participação e aproveitamento dos participantes deste projeto:
Desde a exposição ARTEIRARTISTA, realizada pela D. Elizabeth, as crianças já ficaram muito entusiasmadas com a proposta, assim, a ação fomentou o desejo de participarem também e o interesse em integrar as novas ações do projeto já se estabeleceu a partir daí. 
O roteiro de trabalho em 8 oficinas criou para os estudantes um comprometimento com o percurso de aprendizagem, o que alimentou a disponibilidade dos mesmos a cada encontro. A participação foi ativa e muito válida, tanto para os alunos(as) como para a professora e auxiliar da turma. 
O aproveitamento, quase sempre, foi integral, embora o rendimento tenha se dado em menor ou maior escala, de acordo com as aquisições e habilidades de cada participante. Os pais também tiveram forte envolvimento com a proposta, acessando os vídeos, visitando o site e comparecendo na última oficina em número bastante expressivo, o que contribuiu muito para a satisfação das crianças com o desfecho das ações, na presença dos familiares.

2- Organização e realização das atividades do projeto. (programação, carga horária, instalação da oficina, equipamentos, etc.)
A organização foi fracionada em 8 encontros (oficinas) , o que facilitou a própria estruturação interna da instituição, dadas as demandas da rotina escolar. O formato dos encontros com duração entre 1h e 1h30 atendeu às expectativas e necessidades das atividades propostas. Ressalva para a reexibição dos vídeos que, na minha opinião não precisavam ser passados novamente na íntegra, visto já terem sido passados em sala, previamente ( conforme orientação durante a oficina de iniciação aos docentes), o que otimizaria mais o tempo efetivo dos encontros.
 
3- Qualidade dos serviços técnicos e didáticos, realizados pelos profissionais do Instituto AVIVA :
Quanto ao conhecimento e explanação do professor Elias, são inquestionáveis, pois denotam não somente a expertise do assunto, como o entusiasmo, a experiência e o engajamento do mesmo com a proposta. No entanto, dada a faixa etária do público atendido, entendo que a linguagem poderia ser menos técnica e mais acessível, haja vista ser uma proposta para iniciantes. A assessoria do Gercilei foi muito humanizada, paciente, e também evidenciou conhecimento dos temas e técnicas aplicadas, aproximando muito os estudantes e dando a eles grande autoconfiança em suas produções.

4- Qualidade do material utilizado no projeto:
O material didático foi variado e atrativo, contemplando aula expositiva, tela interativa, vídeos de fomentação e explicação, vivências técnicas, experimentações, imagens, tablet e uso de aplicativo. A materialidade utilizada para os desenhos foi, estrategicamente pensada no formato ¼ de folha A4, o que além de atender à necessidade de completude visual das produções, permitiu várias tentativas em um mesmo encontro, além de ser ecologicamente correta. O giz pastel foi o grande luxo da proposta, já que através dele as crianças experimentaram novas composições, luminosidades, contrastes e texturas, elevando a qualidade artística de suas produções pelo próprio efeito produzido pelo material (ressalvo que alguns alunos fizeram aquisição do giz, exibindo-o com alegria, como um troféu. Além disso, os gizes remanescentes do uso também foram utilizados em aulas posteriores com a turma). A arte impressa em tamanho ampliado e em papel de maior gramatura, também denotaram valor aos trabalhos produzidos pelos estudantes. A qualidade artística dos resultados e das obras de arte realizadas pelos participantes foi compatível com as habilidades prévias e com os conhecimentos adquiridos ao longo do Projeto, as quais classifico como muito satisfatórias.

5 - Contribuição do projeto para a Alfabetização da criança na Linguagem Visual:
O projeto contribuiu efetivamente para a aquisição inicial de técnicas de desenho e pintura, por meio das teorias apresentadas, seguidas das práticas vivenciadas. O formato oficina permitiu a experimentação constante, o que promoveu, além do incremento à criatividade, uma vivência de elevado potencial artístico, que os estudantes levaram também para o cotidiano da sala de aula, em outros momentos de produções artísticas, pós formação AI-O.

6- Contribuição do projeto para o Ensino e a Prática das Artes Visuais na escola:
Tal como sinalizado no item anterior, as vivências no Projeto foram incorporadas às práticas de produção das crianças em outras situações fora das oficinas, o que remete a um aprendizado efetivo e válido. Embora a professora de Arte da turma (especialista no segmento) não tenha participado das ações, várias das técnicas e propostas ministradas por ela, foram de encontro às explanações observadas durante os encontros do Projeto, corroborando para a consolidação das aquisições escolares, e indo de encontro à cultura de produção autônoma incentivada pela escola e historicamente vislumbrada através da participação em novas práticas, eventos, bem como na própria Mostra Cultural anual, da instituição.
Obs: Infelizmente, a exposição fora da Mostra Cultural anual reduziu o alcance e visibilidade do projeto, tal como merecia. Em outras edições convém repensar o modelo de exposição para maior alcance de público.

7- Contribuição do projeto para a inserção da criança como protagonista em nossa cultura:
O formato proposto pelo Projeto Arte na Infância oportunizou a visibilidade da expressão artística infantil, por meio do incentivo e valorização do produto de suas criações, que culminaram na exposição de arte, na publicação dos resultados no site do projeto e até num e-book produzido pela professora da turma.

8- Reflexões sobre os valores estéticos e a expressividade artística da infância:
No processo educativo, cada vez em que a criança protagoniza as ações, os resultados contribuem para uma formação mais efetiva, autônoma e significativa. Visualizar sua produção em exposição, tal como em uma galeria, é mergulhar no universo artístico de forma viva, contextualizada e socialmente visibilizada, o que também é uma forma de produção e apropriação cultural. O Projeto Arte na infância viabiliza, pedagogicamente, um passeio por diferentes dimensões do campo artístico: criação, expressão, fruição. As vivências no curso, bem como a certificação ao final da formação, conferem aos estudantes uma curta, mas importante imersão no universo da arte enquanto saber. Ao longo de todo o processo, diferentes possibilidades inventivas foram visitadas e expressas por meio de representações concretas ou simbólicas, resultando em comunicações plurais no campo das artes visuais, sob a óptica e perspectiva da infância 
(uma verdadeira riqueza!). 
Didaticamente, o Projeto ainda conseguiu abordar diferentes habilidades, tanto gerais quanto específicas, da Base Nacional Comum Curricular, contemplando saberes pautados no conhecimento, apropriação, produção, apreciação e autoria de obras artísticas e culturais.

9- Importância do Kit-Cultural material doado para esta Escola:
O kit composto pelas obras de arte impressas em tamanho A3, por DVD contendo as artes digitalizadas, registros fotográficos e videográficos, configura documentação pedagógica importante. Contudo, juntamente com a exposição e com a certificação, é ainda a culminância das ações efetivamente desenvolvidas. Ao serem registradas, configuram aparato memorial sensível desta etapa tão curta, mas tão especial: a infância.
Obs: Sugerimos a substituição do DVD por link de acesso ao drive, tendo em vista a inviabilidade de equipamento compatível para abertura do mesmo.

10- Outros aspectos relevantes.
Agradecemos o convite, a receptividade, o entusiasmo e o engajamento. Como professora representante da turma ratifico que foi gratificante participar, que os resultados foram satisfatórios e que os estudantes ficaram felizes com a oportunidade de participação. 


Abaixo link e o vídeo de agradecimento.
https://youtu.be/oHrhIe-CjKE?si=n1aipntgDG6rVQO4 
​
Belo Horizonte, 24 de novembro de 2024.
Profa. Jéssica Rodrigues Romualdo
​

VÍDEO - AGRADECIMENTOS DE ALUNOS


Picture
Alice Kellen de Souza Fernandes
Oi Sr. Elias oi Gercilei eu gostei muito de fazer arte, isso é muito importante pras crianças, eu gostei muito de fazer arte com os pais os pais, é muito engraçado a quando os pais vieram aqui a gente fez umas caras malucas... Eu gostei.
Picture
Cecília de Paula Mendes
Oi Gercilei, oi Elias, eu queria agradecer o Projeto porque eu gostei muito do projeto eu amei essa experiência e tipo Tinha dia que eu estava mais triste outros dias eu estava feliz aí eu fui juntando as harmonias e fui criando os desenhos e eu percebi que tipo no final Eu amei todos os meus desenhos eu fui soltando meu corpo deslizando a minha mão e fiz tudo o que você pediu. Eu amei essa experiência e eu também gostei que as famílias puderam vir e fazer a arte junto a gente pode aproveitar e ensinar essa arte pra nossa família a gente solta o nosso corpo deixa a nossa mão fluir pra gente conseguir deixar o desenho acontecer.
Picture
​César Miguel Geraldo Alves da Cruz
Quem disse que criança não faz arte? Criança faz arte sim, por isso queremos mais arte na infância
Picture
Davi Luís Santos Ribeiro
Eu gostei do projeto porque além da arte e alegria, a gente aprendeu Fundos cores quentes, cores frias a gente também coloriu um monte de coisas... e a melhor parte no último dia foi quando a gente ficou feliz, a gente ficou com os pais, a gente conseguiu, a gente foi embora com eles, foi muito bom

Picture
Geovana Luiza Rodrigues  
Oi Gercilei, oi Elias, eu queria agradecer pela oficina e pela experiência que os pais puderam vir. Eu gostei muito que minha mãe veio. 
Picture
Maria Clara Oliveira de Sousa
Oi Elias oi Gercilei eu queria agradecer esse projeto pelo que eu aprendi sobre a alta saturação e baixa saturação. Eu queria agradecer por tudo desse projeto. Antes de eu entrar nesse projeto a minha arte estava morta quando eu entrei nesse projeto minha arte reviveu. Obrigada a todos 
Picture
Miguel Alves Drumond
Oi eu gostei muito desse projeto Arte na infância, um dos momentos que eu mais gostei foi do tablet porque a gente podia editar fotos e vídeos, mas a gente usou o app Picsart a gente tiramos uma foto no tablet para que aí a gente poder editar no Picsart, mas esse projeto me deu muita alegria.
Picture
Pedro Marques Guieiro
Oi eu quero agradecer pelo projeto. Eu gostei muito da experiência dos pais poderem vir aqui para poder ver a nossa arte, e estou muito ansioso pra amostra chegar. Eu gostei muito da gente poder mexer no pastel como material que é um negócio novo que a gente nunca mexeu.

Livro Artista Infante

Profa. Jéssica Rodrigues Romualdo (Org.)
Picture
artista_infante_2024_-_jéssica__org._.pdf
File Size: 76739 kb
File Type: pdf
Download File

EQUIPE
Elias Rodrigues de Oliveira
Autoria do Projeto, Coordenação Geral, Professor de Arte, Palestra

Mary Elizabeth Martinez Princigalli
Administração, Secretária, Edição e Revisão de Textos

Gercilei Pereira Drumond
Monitoria, Fotografia, Videografia, Montagem de Exposição
Picture
[email protected]
  • Home
  • Instituto AVIVA
  • Arte na Infância
  • Estética Interiorana
  • Livros AVIVA
  • ERO.ARTE
  • AI-ONLINE
    • AI-O_COMOE
    • AI-O_2021 >
      • AI-O_EMDMS >
        • EMDMS_T_VERA
        • EMDMS_T_SOLANGE
        • EMDMS_T_ROSANGELA
        • EMDMS_EXPOSICAO
      • AI-O_EMMRC >
        • EMMRC_T_JESSICA
        • EMMRC_T_POLIANA
        • EMMRC_T_IEDA
      • AI-O_EMJV
      • AI-O_EMLGJ
      • AI-O_EMAP
    • AI-O-2_2022 >
      • AI-O-2_EMAM
      • AI-O-2_EMMPR
      • AI-O-2_EMDO
      • AI-O-2_EMSLC
      • AI-O-2_EM MOD5
    • LINGUAVISUAL_COMOE
  • ATELIERURAL
    • ATELIERURAL-CS >
      • ATELIERURAL-CS -T2024
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO